Junior (2008, p.44), evidencia que um objetivo pode ser compreendido como “uma (ou mais) meta que o pesquisador buscará alcançar durante a elaboração do seu trabalho.”
Costa e Costa (2011, p.30), sugerem que na escolha dos objetivos deve-se questionar sobre “O que fazer?” e destacam que “uma pesquisa deve possuir um objetivo geral e tantos objetivos específicos quanto necessários, os quais devem ser escritos com verbo no infinitivo e de forma direta.
OBJETIVO GERAL
Para Costa e Costa (2011, p.30), o objetivo geral “pode ser definido como aquilo que queremos alcançar ao término da pesquisa e deve ser “claro, preciso e possível de ser atingido.”
Mendes (2012, p.43), destaca que o objetivo geral se traduz pela "exposição, em um parágrafo, do que o aluno pretende demonstrar com sua pesquisa" e que dele derivam os específicos que ajudam na elaboração do trabalho.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Para Costa e Costa (2011, p.30), os objetivos específicos “podem ser definidos como etapas que devem ser cumpridas para atingir o objetivo geral.”
Mendes (2012, p.43) diz que:
[...] os objetivos específicos podem ser divididos em etapas. Cada uma delas pode ser apresentada em um parágrafo. Isso permitirá visualizar o modo com que as partes do trabalho proposto efetivamente se ligam umas às outras. Assim, surgirá uma espécie de esboço do trabalho, o qual ajudará ainda mais a pesquisa e a elaboração da parte escrita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.