sábado, 14 de junho de 2014

Citações e Referências


A T E N Ç Ã O

Na construção do RT é preciso doar-se à leitura e pesquisa em diferentes fontes como livros, periódicos, internet, etc.

Lembre-se que todo material utilizado deve ser organizado e registrado no trabalho de acordo com as Normas da ABNT para não caracterizar plágio¹.


¹O plágio é mais uma modalidade de violação dos direitos autorais. Ele é caracterizado pelo ato de assinar ou apresentar   uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, música, fotografia, obras audiovisual e de artes, etc) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original. Funciona como uma “cola”, onde alguém assina  ou apresenta como sua uma obra que, na verdade, é de outra pessoa. Essa prática, além de ilegal é antiética.
Acesse e leia mais: http://www.projetoescolalegal.org.br/?p=704



(Ctrol + C) + (Ctrol + V) = PLÁGIO



DETECTOR DE PLÁGIO Detetive  P L A G I U S

http://www.plagius.com/s/br/default.aspx
________________________________________



CITAÇÕES e REFERÊNCIAS

Costa e Costa (2011, p.83), dizem que "a citação nada mais é do que a menção, no texto, de uma informação extraída de outra fonte (livro, artigo, documento, entre outros). É uma postura ética do pesquisador dar crédito ao autor original da ideia."

Bastos et al. (1995), apud Costa e Costa (2011, p. 83), destacam que "as citações servem para enriquecer um texto, dando-lhe maior clareza ou  maior autoridade."

Referências: Conjunto padronizado de elementos descritivos retirados de um documento que permite a sua identificação (NBR 6023, 2002, p.2).

Mendes (2012, p.77), evidencia que "um trabalho não poderia ser denominado científico se não tornasse explícita a fonte de suas informações, listadas nas referências. A finalidade é apresentar ao leitor do trabalho de forma clara e completa, as referências dos textos citados ou mencionados ao longo do trabalho."

Todas as referências utilizadas no trabalho devem ser relacionadas em uma lista em "ordem alfabética única de sobrenome de autor e título para todo tipo de material consultado." ( AGNES e HELFER, 2011, p.41).

As referências devem ser digitadas com espaçamento simples entre as linhas. Porém, para separá-las deve-se utilizar espaçamento 1,5. São alinhadas à margem esquerda da folha. (COSTA e COSTA, 2011, p. 96).


TIPOS DE CITAÇÕES

  • Direta: indica-se data e página e se traduz pela transcrição textual de parte da obra utilizada.

  • Indireta: pode-se indicar apenas a data e se traduz pela transcrição não textual das ideias do autor (paráfrase: interpretação de um texto com palavras próprias, porém mantendo o pensamento da obra original).

  • Citação de citação: se traduz pela transcrição textual direta ou indireta de uma obra que não se teve acesso e que está sendo citada através de um outro material consultado.



EXEMPLOS DE CITAÇÕES

1 AUTOR

Silva (2001, p. 4) diz que "pode-se concluir que as organizações [...] estão se aperfeiçoando."


2 AUTORES

Conforme Costa e Costa (2003, p. 75), "as ações de biossegurança no Brasil estão demarcadas por interesses."

Conforme Costa e Costa (2003, p. 75), "as ações de biossegurança no Brasil estão demarcadas por interesses". Este pensamento [...]

ATENÇÃO: quando a citação finaliza o parágrafo, as aspas devem ficar depois do ponto. Porém, quando o parágrafo continua, as aspas devem ficar antes do ponto.



+ DE 3 AUTORES

Roza et al. (1999) observaram uma grande mudança [...].


Para Valle (1996) citado por Costa (2005) [...].


Segundo Block (1961), apud Chalmers (1994, p.75),

a Natureza fez tudo com uma finalidade, e a finalidade do Homem compreender a Natureza através da ciência. Desse modo, seria uma contradição da Natureza ter moldado o Homem e seus órgãos de tal maneira que todo conhecimento e a ciência fossem a priori falsos.


ATENÇÃO: quando for citação textual ou direta com mais de 3 linhas, deve-se fazer um recuo de 4cm da margem esquerda, com letra tamanho 10, espaçamento entrelinhas simples e sem aspas. Até 3 linhas a citação fica no texto entre aspas.



EXEMPLOS DE REFERÊNCIAS

1 AUTOR

COSTA, M.A.F. Qualidade em Biossegurança. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2000. 114 p. ISBN 85-7303-251-0



2 AUTORES

COSTA, Marco Antonio F. da; COSTA, Maria de Fátima Barrozo da. Projeto de Pesquisa:entenda e faça. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. 



COM + DE 3 AUTORES

FAVEIRO, H.L. et al. Contabilidade: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 1995, 269 p.



COM AUTOR INSTITUCIONAL

IBGE. Normas de apresentação tabular. 3.ed. Rio de Janeiro, 1993.


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: informação e documentação: citações em documentos: apresentação. Rio de Janeiro, 2001.


__________. NBR 6023: informação e documentação: referências: elaboração. Rio de Janeiro, 2001.



__________. NBR 6023: informação e documentação: referências: elaboração. Rio de Janeiro, 2001.



__________. NBR 14724: informação e documentação: trabalhos acadêmicos: elaboração. Rio de Janeiro, 2005.



PERIÓDICOS

FOLHA ON LINE. São Paulo. Diário. Disponível em: <http://www.uol.com.br/folha>. Acesso em: 27 ago.2001.

REVISTA DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA. Brasília: Brasília Jurídica, 1997-. Mensal. CD-ROM.





DICA DE LIVROS 

Normas para apresentação de trabalhos acadêmicos 1ª Edição Atualizada      

LEMBRE-SE: a leitura esclarece e complementa sobre os variados assuntos necessários à construção do Projeto de Pesquisa, porém é preciso adequar as informações a sua realidade. Então, sempre que houver qualquer dúvida converse com a Professora responsável pelo Seminário Integrado.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.