sábado, 7 de junho de 2014

Edição Sexta-feira e Sábado: 06 e 07 de junho de 2014, pág. 06


PUBLICA


SEMINÁRIO INTEGRADO OPORTUNIZA DESENVOLVIMENTO
DE PESQUISAS NO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO

       A implantação do Ensino Médio Politécnico iniciou em 2012 com o 1º ano e em 2014 chega ao 3º ano com pretenções de articular as disciplinas a partir das áreas do conhecimento (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática e suas tecnologias) através do Seminário Integrado (SI) com o desenvolvimento de Projetos de Pesquisa. Também “preparar os jovens para a sua futura inserção no mundo do trabalho ou para a continuidade dos estudos no nível superior.”
     A reestruturação curricular do Ensino Médio tem entre seus objetivos “qualificar o estudante enquanto cidadão, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico e a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando teoria e prática, nas práticas pedagógicas.”
      Mediante dúvidas, incertezas e perspectivas, alunos e professores se dedicam ao SI para conquistar resultados positivos e significativos no processo de aprendizagem através da pesquisa. A proposta  de reestruturação do Ensino Médio desafia as Escolas e oportuniza momentos para reflexões e contextualizações da educação através dos variados temas dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos.
    Os alunos buscam, nas aulas presenciais do SI e também em horários extras, respostas para os problemas elaborados, trabalhando em grupos ou individualmente, interagindo com diferentes contextos da comunidade para atingir os objetivos traçados justificando suas escolhas.
      As Turmas 100A, 300A e 205 do Instituto Estadual de Educação Ernesto Alves, de Rio Pardo-RS e sua professora Carla Rosa vêm divulgar através da mídia impressa seus Projetos à comunidade rio-pardense.
       As Turmas 100A e 300A, do Curso Normal Aproveitamento de Estudos (pós-médio noturno) têm seis e sete Projetos de Pesquisa em andamento, respectivamente, os quais seguem: A importância do resgate de lendas antigas no processo de ensino e aprendizagem das crianças, por Camila Sampaio, Cassia Andrade, Diémile Assis, Erlaine Machado e Tatiane Lima; Brincar: aprendizagem através do lúdico, por Francielen Colombelli, Jecika Silveira e Valeria Saraiva; Cultura gaúcha: orgulho de um povo “forte, aguerrido e bravo!”, por Judite Carvalho, Maicon Silva, Magda Tomaszewski e Marlow Anjos; Diabetes: uma realidade no contexto escolar, por Andreia Souza, Janaine Silveira, Jaqueline Sant'Anna, Rosana Gomes e Viviane Pires; Higiene bucal: cuidados constantes, por Rafaela Franco; Bulimia e Anorexia: em nome de quem?, por Leticia Rodrigues e Liégi Petry; A importância da Educação Física no Ensino Fundamental Anos Iniciais, por Camila Menezes, Fabíola Pires e Maria Elena Franco; A importância da leitura desde a gestação, por Janice Dornelles; Agressividade e violência no contexto escolar, por Rosane Franco; Normas de convivência no contexto escolar, por Alessandra Kunsler, Andréa Rodrigues e Marizélia Silva; Trânsito legal na escola: educar para a segurança e responsabilidade desde cedo, por Andréia Stanck, Ana Eliete Oliveira e Neiva Silva; O uso das tecnologias e internet na infância: desafios da era digital, por Adriana Franco, Leissi Franco e Mainara Grando; e Brincadeiras de época: de geração em geração, vivenciando a ludicidade, por Camila Saraiva, Carina Pires, Daniéle Freitas, Elisane Silva, Mª Izabel Marques e Vivian Souza.
       A Turma 205, do Ensino Médio Politécnico (noturno) tem nove Projetos de Pesquisa em andamento, os quais seguem: Anorexia nervosa: armadilha mortal, por Flávia Zambarda, Kimberlly Silva, Lidiane Franco e Raíssa Vieira; Construção civil: oportunidades de trabalho para jovens, por Arlan Samuel Pereira; Lei Seca: você cumpre?, por Israel Pereira e Maristeli Santos; Fobias: você tem medo de quê?, por Norton Ben-hur Santos; Lixo: responsabilidade de todos!, por Everton Pereira, Júnior Rosa, Patrique Maier e Renan Marques; Redes sociais: é preciso saber usar para não se complicar, por Ânderson Linhares, Matheus Tavares, Pedro Stanke, Rafael Jagnow e Valtair Silveira; Rio Pardo-RS: em busca de turistas!,  por Alessandra Silva, Letícia Souza e Tainá Santos; Transgeneridade: do sonho à realidade!, por Lucas Ariel Franco; e Violência doméstica: dê um basta, denuncie!, por Claudiele Barbosa, Julia Souza, Laura Zambarda, Leonora Arend, Nadinne Reis e Stephanie Santos.
     Alunos e professora agradecem a todos que direta ou indiretamente estão contribuindo com o desenvolvimento dos Projetos de Pesquisa na certeza de que os resultados obtidos não se limitam apenas às linhas limítrofes da Instituição de Ensino, mas se expandem à comunidade e podem ajudar a transformar diferentes realidades através do trabalho de jovens pesquisadores.
       Destaca-se que o Instituto de Educação Ernesto Alves busca promover através do Projeto Político Pedagógico (PPP) o desenvolvimento do pensamento crítico construtivo, da participação consciente e responsável de seus alunos em diferentes práticas pedagógicas, as quais oportunizam a apropriação e construção de novos conhecimentos bem como o empoderamento dos sujeitos para o exercício da cidadania.
  Acompanhe o trabalho das Turmas pelos Blogs: http://si-cursonormal.blogspot.com.br/p/turmas.html e http://ensinomedioeasi.blogspot.com.

Carla Mª Pinho da Rosa - Professora nomeada na Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio Grande do Sul, no Instituto Estadual de Educação Ernesto Alves, Rio Pardo-RS.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.