Para construir o RT é preciso pesquisar em livros, artigos, periódicos, internet ... Ele se traduz pela organização de diálogos entre pesquisadores/autores que já se dedicaram ao estudo do assunto escolhido. Portanto, ele fundamenta teoricamente o Projeto e é de extrema importância para o desenvolvimento da Pesquisa.

Segundo Bastos et al. (1995, p.09) apud Costa e Costa (2011, p.33) o referencial teórico visa “familiarizar o leitor com os trabalhos existentes relativos ao que tem sido feito, por quem, quando e onde.”
Costa e Costa (2011, p.34) destacam as fontes para elaboração de revisão do referencial teórico: “artigos de periódicos científicos, livros, artigos publicados em anais de congressos e teses e dissertações.” Alertam quanto a utilização de “jornais e revistas não indexadas” pelo fato de não se constituírem em “fontes confiáveis porque, muitas vezes, já trazem opiniões embutidas”, bem como a utilização da internet que “pode ser uma opção, desde que o site seja oficial (mesmo assim, seu uso deve ser restrito).”
DICAS:
- A digitação conforme as Normas da ABNT é primordial para estruturar o Projeto;
- Cuide o plágio, pois é crime! Então, não esqueça das citações no RT e anote as fontes / referências dos materiais utilizados;
- Mantenha o Projeto de Pesquisa organizado e em dia, pois poderá ser solicitada apresentação.
- Socialize com os integrantes do Grupo, através das mídias e recursos tecnológicos, todo o material produzido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.